Filho de Kadhafi condenado à pena de morte foi libertado

0
377

Saif al-Islam, o último filho do antigo presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, morto em 2011, foi libertado na quarta-feira passada (6), após a concessão de uma amnistia pelo actual governo daquele país.

O filho mais novo de Kadhafi havia sido preso em 2011 e condenado à morte ano passado por crimes de guerra. Na passada Quarta-feira, foi revelado que Saif al-Islam foi amnistiado em Abril e já foi libertado.

A informação foi dada pelo advogado que o representa no Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan. O TPI havia emitido um mandado de captura para tentar julgar Saif al-Islam em Haia, na Holanda, por crimes contra a humanidade, mas o governo líbio não acatou a medida.

Saif al-Islam

O advogado disse ainda que vai tentar anular o processo no TPI, já que o filho de Kadhafi foi julgado pelos seus crimes no seu país. “É proibido julgar um indivíduo duas vezes pelo mesmo crime”, afirmou.

Saif al-Islam era tido como o provável sucessor de Muammar Kadhafi e durante a guerra civil de 2011 chegou a prometer que ficaria no país para lutar pelo poder. No entanto, foi capturado após a morte do pai  do irmão ao tentar fugir da Líbia.

SHARE