Governo moçambicano trava aumento do preço do pão
|Estava previsto que o preço de pão sofresse uma ligeira subida. As panificadoras nacionais haviam planificado subir o do preço de pão de 250 gramas dos actuais 7.5 meticais para nove meticais, a partir de hoje, sexta-feira, 1 de Julho. Já o pão de 200 gramas, que actualmente custa 6 meticais, deveria ser comprado a 7 meticais. Mas Governo moçambicano travou o aumento previsto pela Associação dos Panificadores (AMOPÃO).
Após um encontro entre o Ministério da Indústria e Comércio e os panificadores, foi decidido que o agravamento do preço do pão só poderá ocorrer após um estudo aprofundado sobre a matéria.
Segundo o inspetor do Ministério da Indústria e Comércio, independentemente dos argumentos apresentados pelos panificadores, nomeadamente o agravamento dos custos de produção em face da subida das matérias-primas, “não é correcto que a associação se reúna num dia e no dia seguinte a população acorde com um novo preço do pão”.
Para a fonte, o Governo entende que deve haver um trabalho minucioso que possa ditar o aumento, sem prejuízo tanto dos panificadores como da população.
Assim e bom, esses panificadores fazem o que entenderem neste pais sem um previo estudo do caso.
Respeitar o povo